A Energia Solar Fotovoltaica

1 - Painel Solar

A energia do sol é captada pelos painéis solares instalados e transformada em corrente contínua 

2 - Inversor

Tranforma a energia gerada pelos painéis no padrão utilizado na sua rede elétrica 

Como funciona a geração de energia solar fotovoltaica

3 - Seu prédio 

É abastecido pela rede elétrica e pelos painéis solares. O  excedente que você gera vai para rede da distribuidora

4 - Medidor de Energia

Mede a energia produzida em excesso. Esta energia gera créditos que podem ser utilizados no futuro (à noite, por exemplo)

Vantagens

geração de energia solar fotovoltaica - Economia

Economia

Você não se preocupa mais com os aumentos de energia elétrica. A redução da sua conta de energia elétrica é notada de imediato e com um rápido retorno do investimento inicial

Sistema de geração de energia solar fotovoltaica - Sustentabilidade

Sustentabilidade

Energia elétrica gerada à partir do sol, de forma 100% limpa e sem emissão de CO²

Sistema de geração de energia solar fotovoltaica - acessível

Acessível

A economia gerada na sua conta de energia elétrica garante a viabilidade econômica do investimento e ainda conta com linhas de financiamento específicas para energia solar

Sistema de geração de energia solar fotovoltaica - Valoização

Valorização do seu imóvel

A auto-suficiência energética, além de garantir economia garante valorização do seu imóvel

Etapas do Projeto

Sistema de geração de energia solar fotovoltaico

Dimensionamento

Com base no seu histórico de consumo e do seu espaço analisamos o potencial de geração de energia solar fotovoltaica

Sistema de geração de energia solar fotovoltaico

Proposta técnica 

Apresentamos a solução técnica, os ganhos potenciais e as alternativas. Formalizamos o contrato de prestação de serviço

Sistema de geração de energia solar fotovoltaico

Projeto e aprovações

Elaboramos o projeto executivo e providenciamos a aprovação na concessionária de energia elétrica da sua região 

Sistema de geração de energia solar fotovoltaico - painéis solares

Instalação

Com o projeto aprovado instalamos o sistema solar fotovoltaico e fazemos a configuração para você monitorar a sua geração em tempo real

Perguntas e respostas

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.
O processo de conversão da energia solar em energia elétrica utiliza células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas são feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado “efeito fotovoltaico”. Hoje, o material mais difundido para este uso é o silício.
Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento e este é que gera a corrente elétrica. 

A principal vantagem da instalação de um sistema solar fotovoláico é a economia na conta de energia elétrica em sistemas conectados à concessionária (grid-tie). Neste sistema não há necessidade de armazenamento da energia pois o excedente de sua produção é injetado na rede da concessionária local, gerando créditos que podem ser utilizados no futuro.
O sistema fotovoltaico também pode ser isolado (off-grid) que é quando ele não se conecta a rede elétrica da concessionária. Sistemas isolados são geralmente utilizados em locais remotos ou onde o custo de acesso a rede é maior que o custo do próprio sistema. Normalmente estes sistemas utilizam bateria para armazenar a energia. A vantagem é a capacidade de ober energia elétrica mesmo em locais remotos e de difícil acesso.

Os sistemas de energia fotovoltaica podem ser instalados em qualquer tipo de imóvel (residenciais, comerciais ou industriais). É necessário apenas local externo com boa incidência de luz solar. Pode ser um telhado, laje, piso ou terreno com boa insolação para instalação dos painéis.
Normalmente não são necessárias grandes obras pois já há no mercado sistemas específicos de fixação para os painéis solares para todos os tipos de telhados (cerâmica, fibrocimento ou metálicas) e também para lajes planas ou inclinadas.

O sistema é composto basicamente por painéis solares, inversores, cabos, conectores e elementos de fixação, podendo também possuir baterias nos sistemas não conectados na rede da distribuidora (off-grid). Dependendo do tamanho do sistema o serviço de instalação pode ser feito em até um dia.

O sistema como um todo, se bem cuidado e composto por equipamentos de qualidade, deve durar 25 anos ou mais. A garantia padrão dos bons fabricantes é de uma perda máxima de 20% após este período, estimando-se a perda anual de eficiência em 0,7% . Os inversores hoje possuem a possibilidade de garantia estendida, mas em média a vida útil para estes componentes é de 10 anos.

A manutenção é muito barata e simples: basta verificar visualmente se os painéis estão muito sujos e proceder a limpeza com um pano molhado. Recomenda-se que esta manutenção seja realizada, ao menos, uma vez por ano. Poluição, poeira, folhas e fezes de pássaros contribuem para impedir que a luz do sol chegue até as células fotovoltaicas e, desta forma, o painel produzirá menos energia.

Alguns de nossos projetos

Ealuri Engenharia - Energia Solar Fotovoltaica

Porto Alegre/RS

6,5kWp - 20 painéis

Geração média
600kWh/mês

Ealuri Engenharia - Energia Solar Fotovoltáica

Santa Cruz do Sul/RS

2,72kWp - 8 painéis

Geração média
260kWh/mês

Ealuri Engenharia - Energia Solar Fotovoltaica

Santa Cruz do Sul/RS

4,14kWp - 12 painéis

Geração média
400kWh/mês